Início » GCM impede invasão de área de preservação ambiental em Calmon Viana

GCM impede invasão de área de preservação ambiental em Calmon Viana

Além de outros órgãos da prefeitura, a ação preventiva contou com apoio da GCM de Suzano e Itaquaquecetuba, da Polícia Militar e Conselho Tutelar

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Poá impediu na manhã deste sábado (11/09), a invasão de uma área de proteção permanente próxima ao rio Guaió, na rua João de Godoy, em Calmon Viana. Cerca de 120 pessoas, sendo a maioria oriunda de outras cidades, foram flagradas no local pela ação rápida da GCM. A ocorrência contou com o apoio do Departamento de Fiscalização de Posturas, de Habitação, a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade Urbana, bem como da Defesa Civil e Conselho Tutelar.

De acordo com a secretária de Segurança Urbana, Marlene de Sant’Anna, o setor de inteligência da GCM já havia recebido o alerta da invasão para a madrugada deste sábado. “Ficamos a postos, porém, os invasores só agiram após a retirada da viatura do local, por volta das 8h30 da manhã. Já informados sobre o início da ação, retornamos com o Departamento de Fiscalização de Posturas, e com o apoio da GCM de Itaquaquecetuba e Suzano, da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, de Transportes e Mobilidade Urbana, além do departamento de Habitação Social e Defesa Civil”, disse.

A ação da GCM foi feita de forma pacífica e sem qualquer ato de resistência dos participantes da invasão que deixaram o local no mesmo dia. “Realizamos o cadastramento dos envolvidos para acompanhamento do Departamento de Habitação. Haverá avaliação social de cada caso. O material utilizado por eles também já foi retirado e tudo transcorreu em paz”, salientou o diretor do setor, Antônio Carlos Pereira Silva.

“Parabenizo o comandante da Guarda Municipal poaense, Alexandre Guarnieri, e o Carlos Sousa, diretor da Fiscalização de Posturas, pela ação organizada, responsável e respeitosa junto aos envolvidos e aproveito para agradecer o apoio da corporação das cidades vizinhas, bem como a PM e todos os órgãos da administração municipal envolvidos na ação preventiva. Seguimos com a nossa missão de proteger a cidade sempre com muito empenho”, finalizou Marlene Sant’Anna. O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social,  Lucas Bertagnolli, também esteve presente no local para acompanhar a situação pessoalmente.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá