Início » Expoá 2022 contará com ações voltadas para Saúde e Meio Ambiente

Expoá 2022 contará com ações voltadas para Saúde e Meio Ambiente

by Secretaria de Comunicação Secom

Entre as atividades estão vacinação, orientações e testes rápidos, bem como coleta seletiva e exposição de peças de pneus durante todos os dias de festa

A Expoá 2022 (Exposição de Orquídeas e Plantas Ornamentais), que será realizada de 3 a 11 de setembro, na Praça de Eventos “Lucília Gomes Felippe”, terá um espaço dedicado para ações das Secretarias de Saúde e Meio Ambiente de Poá. A tenda da Saúde realizará vacinação contra a Poliomielite, distribuição de preservativos, orientações e testes rápidos contra diversas doenças. Já o espaço destinado ao Meio Ambiente, terá uma exposição de objetos reciclados a partir de pneus. A coleta seletiva de resíduos também será realizada durante a festa.

Os profissionais da rede básica de saúde, que estarão trabalhando na tenda da Secretaria, na Expoá 2022, efetuarão até a próxima sexta-feira (09/09) a aplicação da vacina contra a poliomielite para crianças de 1 a 4 anos de idade, para tanto, será necessário levar a carteirinha de vacinação do menor. Além disso, durante todos os dias do evento haverá à distribuição de preservativos, bem como orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s). Na quarta-feira (07/09) e no sábado (10/09) ainda serão realizados testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C.

“É um evento muito importante e histórico para o nosso município, milhares de pessoas acompanharão a exposição e os shows. A Secretaria da Saúde não poderia ficar de fora dessa festa, por isso, estaremos presentes durante todos os dias da festividade, buscando vacinar, orientar e atender a todo o público que estiver na Praça de Eventos prestigiando a Expoá 2022”, frisou o chefe da Pasta, Alexandre Provisor.

Meio Ambiente

O espaço da Secretaria de Meio Ambiente, localizado no pavilhão de exposições, abrigará a mostra dos objetos reciclados a partir de pneus. Essa exposição é promovida pela parceria entre a Pasta e a Cooperativa de Reciclagem Unidos Pelo Meio-Ambiente (Cruma), o Recicla Poá e também com a ONG Espaço Urbano.

A Cruma juntamente com a Secretaria de Meio Ambiente também realizará a coleta seletiva dos resíduos gerados na festa durante todos os dias de comemoração.

“A Expoá 2022 vai receber um grande público durante os dias de festa e sabemos que a quantidade de lixo gerado será alta, desta forma, firmamos a parceria com a cooperativa para cuidar da limpeza do local e dar os devidos tratamentos aos resíduos. Além dessa iniciativa, teremos um espaço muito agradável para os interessados pela causa ambiental, a exposição está repleta de objetos reciclados. Peço aos interessados que passem pelo estande e aprecie esse lindo trabalho sustentável”, disse a responsável pela Pasta, Claudete Canada.

Programação Saúde:

Sábado (03/09) e Domingo (04/09)

10h às 17h – Vacinação contra a poliomielite (crianças de 1 a 4 anos de idade, levar carteirinha de vacinação).

17h às 21h – Distribuição de preservativos e orientações sobre (IST’s).

Segunda-feira (05/09) e Terça-feira (06/09)

10h às 16h – Distribuição de preservativos e orientações sobre (IST’s)

16h às 20h – Vacinação contra poliomielite

Quarta-feira (07/09)

10h às 17h – Vacinação contra a poliomielite

17h às 21h – Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C

Quinta-feira (08/09)

10h às 16h – Distribuição de preservativos e orientações sobre (IST’s)

16h às 20h – Vacinação contra poliomielite

Sexta-feira (09/09)

10h às 20h – Vacinação contra poliomielite (encerramento da campanha)

Sábado (10/09) e Domingo (11/09)

10h às 21h00 – Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C

Distribuição de preservativos e orientações sobre ISTs, Dengue e escorpiões.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá