Início » Dia D de Vacinação da Pólio terá vacina da gripe e dengue

Dia D de Vacinação da Pólio terá vacina da gripe e dengue

by Secretaria de Comunicação Secom

Ação será realizada em sete postos de saúde da cidade; objetivo é atualizar a carteirinha de vacinação

A Prefeitura de Poá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (8) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças menores de cinco anos. A ação está prevista para acontecer das 9h às 14h30 em sete postos de saúde da cidade. No mesmo dia, serão disponibilizadas também as vacinas contra a gripe, dengue, febre amarela e SCR (sarampo, caxumba e rubéola), conforme a caderneta de vacinação do poaense.

No Dia D da vacinação, serão aplicadas doses da Pólio e de outras vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da Nova Poá (Rua Esperidião Hoffer, 223), Calmon Viana (Rua Maria Helena, 159), Vila Varela (Rua Alfredo Maurício Varela, 20), Vila Pereta (Rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270), Jardim América (Rua Esmeralda, 88), Vila Júlia (Rua Dr. Siqueira Campos, 180) e Cidade Kemel (Rua Florianópolis, 167). 

Para ser imunizado, é preciso levar o Cartão do SUS, a Caderneta de Vacinação, um documento com foto ou Certidão de Nascimento. Ainda no mesmo dia, aos interessados também será realizada a pesagem do Bolsa  Família, sendo necessário levar o número do NIS (Número de Identificação Social). A vacina da gripe está disponível para toda a população a partir de seis meses. Já a da dengue, para pessoas de 10 a 14 anos.  

Campanha

Já a Campanha Nacional está prevista para terminar no dia 14 de junho, e acontece durante a semana em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. De acordo com o secretário de Saúde, Alexandre Provisor, a campanha tem como objetivo permitir que as crianças de um a quatro anos, 11 meses e 29 dias sejam protegidas contra a Poliomielite.

Ele ressalta a importância desta campanha para mantermos a pólio longe dos nossos pequenos, uma vez que o último caso registrado foi em 1989 e, também, para atualização do esquema vacinal das crianças e até mesmo dos adultos que não receberam a vacina da dengue e da gripe, que, por algum motivo, se encontrem com a carteirinha de vacinação incompleta.

“É muito importante que todos levem a carteirinha, para que seja verificada pelos servidores da Saúde a necessidade de atualização vacinal”, ressaltou ele. 

Ainda segundo o secretário de Saúde, é importante frisar que a vacina da Pólio é aplicada durante todo o ano, conforme o calendário do SUS, sendo intensificada a sua divulgação neste período de campanha nacional.

Prorrogada

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), prorrogou a vacinação contra a gripe para toda a população paulista acima dos seis meses de idade durante todo o mês de junho. O objetivo da ampliação é atualizar a situação vacinal e aumentar a cobertura contra a influenza. Para garantir a imunização, é necessário comparecer a uma Unidade Básica de Saúde (UBSs) mais próxima de sua casa.

Considerada a forma de prevenção mais eficaz contra o vírus da influenza, responsável pelas infecções respiratórias, a vacinação evita complicações e o agravamento da doença. “Gripes e resfriados, se não tratados de forma adequada, podem evoluir para uma infecção local ou das vias respiratórias, e até para uma pneumonia. Sendo assim, a vacina é a melhor forma de proteção contra o vírus”, completou o secretário.