Início » Campanha Novembro Azul de Poá realizou mais de 530 exames preventivos

Campanha Novembro Azul de Poá realizou mais de 530 exames preventivos

by Secretaria de Comunicação Secom

Foram 280 atendimentos nas ESF’s no último dia 13 de novembro e mais 257 nas UBS’s, realizados neste sábado (27/11)

A Secretaria de Saúde de Poá realizou neste sábado (27/11), o segundo dia da Campanha Novembro Azul, voltada aos homens com a finalidade de combater o câncer de próstata. Ao todo, somado os dois dias de ação, foram realizados 537 atendimentos de munícipes que compareceram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para realizar os exames e receber orientações.

A Campanha Novembro Azul no município de Poá foi dividida em dois dias, sendo o primeiro nas ESF’s, no último dia 13 de novembro, onde 280 homens aderiram à ação e, neste sábado (27/11), nas UBS’s, com mais 257 atendimentos. “Podemos dizer que houve uma boa aceitação da campanha, pois sabemos que o exame para identificação do câncer de próstata ainda é um tabu entre os homens, mas que aos poucos, estamos conseguindo reverter este quadro, por meio de orientações para conscientizá-los sobre a importância de cuidar da saúde”, afirmou a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus.

Ao todo, foram realizados 121 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e 71 de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite C e Hepatite B, além de 65 atendimentos em Saúde Bucal, com o objetivo de identificar casos de câncer bucal. “O câncer de próstata é o que mais afeta a população masculina do nosso País, depois do câncer de pele não melanoma, por isso resolvemos realizar esta ação que tem como objetivo identificar a existência do câncer de próstata e, principalmente, orientar e conscientizar sobre a necessidade de frear o preconceito em relação aos exames e mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença”, salientou a secretária.

A prefeita Marcia Bin visitou as UBS’s Doutor Oswaldo Cypriano Monaco (Jardim Nova Poá) e Tito Fuga (Calmon Viana) para verificar o andamento da ação. “Fico muito feliz em ver que os homens estão passando por cima deste preconceito para cuidar da saúde. Parabenizo a todos os envolvidos pela campanha, assim como os poaenses que aderiram a ação e que compareceram aos postos para realizar os exames preventivos”, destacou a chefe do Poder Executivo.

FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá