Foram 280 atendimentos nas ESF’s no último dia 13 de novembro e mais 257 nas UBS’s, realizados neste sábado (27/11)
A Secretaria de Saúde de Poá realizou neste sábado (27/11), o segundo dia da Campanha Novembro Azul, voltada aos homens com a finalidade de combater o câncer de próstata. Ao todo, somado os dois dias de ação, foram realizados 537 atendimentos de munícipes que compareceram as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF) para realizar os exames e receber orientações.
A Campanha Novembro Azul no município de Poá foi dividida em dois dias, sendo o primeiro nas ESF’s, no último dia 13 de novembro, onde 280 homens aderiram à ação e, neste sábado (27/11), nas UBS’s, com mais 257 atendimentos. “Podemos dizer que houve uma boa aceitação da campanha, pois sabemos que o exame para identificação do câncer de próstata ainda é um tabu entre os homens, mas que aos poucos, estamos conseguindo reverter este quadro, por meio de orientações para conscientizá-los sobre a importância de cuidar da saúde”, afirmou a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus.
Ao todo, foram realizados 121 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico) e 71 de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite C e Hepatite B, além de 65 atendimentos em Saúde Bucal, com o objetivo de identificar casos de câncer bucal. “O câncer de próstata é o que mais afeta a população masculina do nosso País, depois do câncer de pele não melanoma, por isso resolvemos realizar esta ação que tem como objetivo identificar a existência do câncer de próstata e, principalmente, orientar e conscientizar sobre a necessidade de frear o preconceito em relação aos exames e mostrar a importância do diagnóstico precoce da doença”, salientou a secretária.
A prefeita Marcia Bin visitou as UBS’s Doutor Oswaldo Cypriano Monaco (Jardim Nova Poá) e Tito Fuga (Calmon Viana) para verificar o andamento da ação. “Fico muito feliz em ver que os homens estão passando por cima deste preconceito para cuidar da saúde. Parabenizo a todos os envolvidos pela campanha, assim como os poaenses que aderiram a ação e que compareceram aos postos para realizar os exames preventivos”, destacou a chefe do Poder Executivo.
FOTOS: Ronaldo Andrade – Secom Poá