Ação busca ampliar impacto social por meio da destinação de parte do Imposto de Renda para fundos municipais
A Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Poá (ACIP), está desenvolvendo uma campanha para incentivar a população e o setor empresarial a destinarem parte do Imposto de Renda (IR) a projetos sociais que beneficiam diretamente idosos, crianças e adolescentes.
A proposta, segundo a secretária da pasta, Jeruza Reis, é transformar parte de um imposto já obrigatório em investimento direto na comunidade. Pessoas físicas e jurídicas podem, no momento da declaração do IR, indicar a destinação de parte do imposto devido para os Fundos Municipais, que são geridos pelo poder público com foco em projetos de interesse social.
A campanha também convida os servidores públicos municipais a participarem da iniciativa, ampliando o alcance e o potencial das doações. “Essa prática é uma forma legal e segura de exercer a cidadania. Permite que os contribuintes se tornem participantes ativos na construção de uma Poá melhor”, reforça a secretária.
Como doar
Para fazer a destinação, é preciso informar, no momento da declaração do Imposto de Renda, o valor e o fundo para o qual deseja destinar a doação. O processo é realizado diretamente na plataforma da Receita Federal. A ação não acarreta custos adicionais, já que o valor destinado é deduzido do imposto a pagar ou, no caso de restituição, é restituído ao contribuinte.