O município de Poá já vacinou 26.431 mil poaenses contra a gripe, segundo os dados do Departamento de Vigilância em Saúde. Isso representa 65,10% do total da população. A campanha de imunização contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B segue com baixa cobertura em virtude da pouca adesão por parte dos munícipes.
“A vacinação contra a influenza é muito importante, porque assim se previne de diversos problemas decorrentes da gripe. Por meio dessa vacina, o munícipe pode evitar internações, óbito e a sobrecarga nos serviços de Saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do novo coronavírus (Covid-19)”, enfatizou o diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia, sobre a importância de se imunizar contra a gripe.
No último dia 12 de julho a campanha foi prorrogada no município e, atualmente está aberta para todos os munícipes com idade mínima de seis meses. “A vacinação foi prorrogada em virtude da baixa cobertura vacinal, por isso o Ministério da Saúde resolveu ampliar para toda a população até durarem os estoques e Poá seguirá em consonância com todos os órgãos de Saúde a fim de melhorar a adesão à campanha contra esta doença”, explicou o diretor.
Segundo Leonardo, o munícipe deve ficar atento ao intervalo necessário entre as aplicações das vacinas contra a Covid-19 e da Influenza que é de, no mínimo, 14 dias entre as aplicações. “Isso é uma precaução e não uma contraindicação. Além disso, é bom frisar que mesmo recebendo a vacinação contra a influenza, é necessário manter todos os procedimentos de prevenção relacionados à Covid-19, como, por exemplo, o distanciamento e a utilização de máscara e álcool em gel”, finalizou.
Para se imunizar, basta comparecer em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município das 9 às 15 horas: Tito Fuga (rua Maria Helena, 159 – Calmon Viana), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444 –Vila Jaú), José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270 – Vila Pereta), Santa Helena (rua Men de Sá, 560 – Vila Santa Helena), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88 – Jardim América) e Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223 – Jardim Nova Poá), além do Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146 – Centro).
FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá