Início » Campanha de vacinação contra a gripe de Poá tem início para toda a população

Campanha de vacinação contra a gripe de Poá tem início para toda a população

by Secretaria de Comunicação Secom

Teve início nesta segunda-feira (12/07), a fase de prorrogação da campanha de vacinação contra a gripe (influenza) no município de Poá. Pouco mais de 22,1 mil poaenses se imunizaram contra os vírus H1N1, H2N3 e Influenza B, número considerado baixo pelo Departamento de Vigilância em Saúde.

O diretor do departamento, Leonardo Barbosa Garcia, ressaltou a importância de se imunizar contra essa doença. “A vacinação contra a influenza é muito importante, porque assim se previne de diversos problemas decorrentes da gripe. Por meio dessa vacina, o munícipe pode evitar internações, óbito e a sobrecarga nos serviços de Saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do novo coronavírus (Covid-19)”, disse.

A fase de prorrogação da campanha contra a gripe está aberta para todos os munícipes com idade mínima de seis meses. “A campanha de vacinação foi prorrogada até o dia 30 de julho, em virtude da baixa cobertura vacinal, por isso o Ministério da Saúde resolveu ampliar para toda a população até durarem os estoques e Poá seguirá em consonância com todos os órgãos de Saúde a fim de melhorar a adesão à campanha contra esta doença”, explicou o diretor.

O munícipe deve ficar atento ao intervalo necessário entre as aplicações das vacinas contra a Covid-19 e da Influenza que é de, no mínimo, 14 dias entre as aplicações. “Isso é uma precaução e não uma contraindicação. Além disso, é bom frisar que mesmo recebendo a vacinação contra a influenza, é necessário manter todos os procedimentos de prevenção relacionados à Covid-19, como, por exemplo, o distanciamento e a utilização de máscara e álcool em gel”, finalizou Leonardo.

Para se imunizar, basta comparecer em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município das 9 às 15 horas: Tito Fuga (rua Maria Helena, 159 – Calmon Viana), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444 –Vila Jaú), José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270 – Vila Pereta), Santa Helena (rua Men de Sá, 560 – Vila Santa Helena), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88 – Jardim América) e Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223 – Jardim Nova Poá), além do Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146 – Centro).

FOTOS: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá