Início » Baixa adesão: apenas 36% do público-alvo foram imunizados contra a gripe em Poá

Baixa adesão: apenas 36% do público-alvo foram imunizados contra a gripe em Poá

by Secretaria de Comunicação Secom

Segundo o balanço divulgado na última quinta-feira (06/05) pelo Departamento de Vigilância em Saúde, cerca de cinco mil pessoas foram imunizadas contra a gripe (influenza) no município de Poá. No entanto, o objetivo do setor é vacinar 13,8 mil pessoas nesta 1ª fase da campanha, mas segundo o diretor Leonardo Barbosa Garcia, a adesão está muito baixa, sendo que apenas 36% do público-alvo foram vacinados.

O grupo desta 1ª fase, que se encerra no próximo dia 10 de maio (segunda-feira), são crianças entre seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas até 45 dias após o nascimento da criança, indígenas e trabalhadores da saúde. “Até o momento, imunizamos 4.911 pessoas. A meta é vacinar 90% deste público, ou seja, estamos abaixo da estimativa”, informou o diretor.

De acordo com Leonardo, é importante que as pessoas compareçam às Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para serem vacinadas contra a influenza. “A imunização é de grande importância para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença como, por exemplo, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os do coronavírus (Covid-19)”, ressaltou.

No ato da vacinação, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e um documento pessoal com foto. “É importante ressaltar que é necessário respeitar um intervalo de 14 dias entre as aplicações das vacinas contra a gripe e Covid-19. Além disso, mesmo recebendo a vacinação contra a influenza, é necessário manter todos os procedimentos de prevenção relacionados à Covid-19, como, por exemplo, o distanciamento e a utilização de máscara e álcool em gel”, finalizou Leonardo.

A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B. A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber as doses.

A campanha de vacinação contra a gripe é realizada de segunda a sexta-feira, das 9 às 15 horas, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Tito Fuga (rua Maria Helena, 159 – Calmon Viana), Vila Jaú (rua Inácia Alves da Silva, 444 –Vila Jaú), José Pereta (rua Lindolfo Raimundo Ribeiro, 270 – Vila Pereta), Santa Helena (rua Men de Sá, 560 – Vila Santa Helena), Wellington Lopes (rua Esmeralda, 88 – Jardim América) e Doutor Cypriano Monaco (rua Esperidião Hoffer, 223 – Jardim Nova Poá), além do Centro de Saúde (CS) II Farid Domingues (avenida Padre Anchieta, 146 – Centro).

FOTO: Rodrigo Nagafuti – Secom Poá