Início » Poá inicia censo de saneamento rural com apoio da Sabesp por meio do Projeto Brotar

Poá inicia censo de saneamento rural com apoio da Sabesp por meio do Projeto Brotar

by Secretaria de Comunicação Secom

Levantamento deve contemplar 186 domicílios rurais na cidade para ampliar acesso à água potável e tratamento de esgoto

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá iniciou, em parceria com a Sabesp, o Projeto Brotar, que realiza um censo de saneamento rural para mapear as condições de acesso à água potável e tratamento de esgoto em áreas rurais do município. O levantamento deve contemplar mais de 180 domicílios cadastrados pelo IBGE na cidade e marca uma nova etapa da atuação da companhia de saneamento em regiões historicamente não atendidas.
A reunião de lançamento, realizada na semana passada, na sede da Secretaria de Meio Ambiente, contou com a presença de representantes da Vila São Francisco e da Guarda Civil Municipal (GCM) Ambiental. O encontro marcou o início oficial dos trabalhos em Poá e buscou envolver a comunidade no processo, destacando a importância da colaboração dos moradores no preenchimento dos formulários.
O trabalho de campo será conduzido por uma equipe de recenseadores que percorrerão as residências mapeadas para coletar informações. Os dados obtidos servirão de base para a Sabesp desenvolver soluções específicas para cada região, com o objetivo de otimizar a distribuição de água de qualidade, ampliar a coleta e garantir o tratamento adequado de esgoto.
Segundo a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá, Claudete Canada, o levantamento é essencial para aproximar o Poder Público das reais necessidades da população rural. “Esse levantamento vai nos ajudar a ampliar o acesso à água potável e ao tratamento de esgoto, garantindo não apenas saúde e qualidade de vida, mas também valorização das propriedades rurais e fortalecimento da agricultura familiar. Além dos benefícios diretos para os moradores, o saneamento traz impacto positivo para o meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável de toda a cidade”, afirmou.

Projeto Brotar
O Projeto Brotar é executado pela Sabesp em parceria com o Laboratório de Informações Estratégicas Agroambientais do Instituto de Economia Agrícola (IEA), responsável pelo Programa Rotas Rurais, e pela Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag).

A iniciativa simboliza uma mudança significativa na política de atuação da Companhia, que até a desestatização não atuava em áreas rurais, informais e de extrema vulnerabilidade devido a restrições contratuais. Com o novo escopo, a Sabesp passa a investir na criação de infraestrutura específica para levar água e saneamento a essas localidades, promovendo inclusão e ampliando o acesso a serviços básicos.

Foto: SECOM Prefeitura de Poá.