Iniciativa, que integra a programação do Junho Verde, levou estudantes à Fonte Primavera para vivência ecológica e de conscientização ambiental
Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Manuel da Silva de Oliveira participaram de uma atividade especial de plantio de árvores na última terça-feira (17), ao lado do prefeito de Poá, Saulo Souza. A ação, realizada na Fonte Primavera, faz parte do programa Poá Mais Verde e integra a programação do Junho Verde, mês dedicado à conscientização ambiental. Promovida pelas Secretarias de Meio Ambiente e Recursos Naturais e de Educação, a iniciativa reforçou a importância da preservação ecológica com os estudantes da rede municipal de ensino.
A atividade buscou proporcionar às crianças uma vivência prática com a natureza, além de sensibilizá-las sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente. A ação aconteceu na área da Fonte Primavera, local reconhecido como área de preservação ecológica e parte integrante do Programa Nascentes, voltado à recuperação e proteção de nascentes em áreas urbanas. Durante o evento, o prefeito de Poá destacou o simbolismo do momento e o compromisso da gestão com a educação ambiental desde a infância.
“Junho é o mês mundial do meio ambiente, e para nós é uma alegria estar em momentos como esse, fazendo a diferença na vida das nossas crianças. Vamos proporcionar cada vez mais experiências como essa para construirmos esse futuro de mudança também na área ambiental”, afirmou o prefeito. “Nosso dia foi iluminado com essa linda iniciativa das Secretarias de Meio Ambiente e Educação de proporcionar para esses estudantes o primeiro contato com o plantio de uma árvore”, completou.
Segundo a secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais de Poá, Claudete Canada, além da recuperação ambiental, o evento teve como objetivo fortalecer o vínculo da população com o território e seus recursos naturais. “Mais do que plantar mudas, essa iniciativa cultiva esperança, preserva o equilíbrio da natureza e fortalece o compromisso da cidade com um futuro mais verde e saudável”, afirmou.
O secretário de Educação de Poá, Diego Moreira, falou sobre o impacto positivo da ação no processo de formação dos alunos. “Para nós a educação ambiental é uma das prioridades. É um tema central na pauta da cidade, pois é um assunto mundial. Levar os alunos a experiências como essa é fundamental para que entendam, desde cedo, a responsabilidade que todos temos com o planeta”, finalizou.
