Início » Prefeitura de Poá inicia elaboração do PPA 2026-2029

Prefeitura de Poá inicia elaboração do PPA 2026-2029

by Secretaria de Comunicação Secom

Primeira audiência pública apresentou as diretrizes e os processos de planejamento do PPA, e convida a população para participar enviando sugestões por meio do e-mail: [email protected]

A Prefeitura de Poá deu início na última sexta-feira (6), a primeira audiência pública do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029, um importante instrumento de planejamento, organizado pela Secretaria da Fazenda.

O encontro marcou o início da elaboração da peça que definirá as prioridades e metas da administração pública municipal pelos próximos quatro anos, conforme determina a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

O PPA é o principal instrumento de planejamento estratégico do poder público municipal, pois estabelece os programas e ações que devem ser desenvolvidos pelo Executivo entre 2026 e 2029. Nesta primeira etapa, foi apresentado o conceito e a metodologia do PPA, o papel de cada Secretaria, e a importância do envolvimento da sociedade civil no processo dessa formulação. A Comissão de Finanças da Câmara também esteve presente na primeira audiência.

“Essa audiência é a base para um planejamento que busca atender as necessidades e os problemas reais da população, através de um diagnóstico e seguindo as exigências legais, também reforçando o compromisso com a transparência e a participação popular”, explicou o secretário da Fazenda, Sérgio Ruiz Armiliato.

Cada secretaria municipal deverá apresentar suas propostas até o dia 21 de junho. As sugestões devem incluir metas e indicadores que estejam alinhados ao plano de governo do prefeito Saulo Souza. A ideia é transformar as diretrizes da atual gestão em ações concretas ao longo dos quatro anos.

Além da participação presencial nas audiências públicas, a população de Poá pode contribuir enviando propostas, dúvidas e sugestões para o e-mail [email protected] até o dia 21 de julho. Para isso, é necessário informar o nome completo e o número do RG. As mensagens serão lidas durante a segunda audiência pública, cuja data será divulgada em breve pela Prefeitura.

“Estão previstas ainda mais duas audiências públicas: uma promovida pela Prefeitura, com o objetivo de discutir as propostas recebidas, e outra realizada pela Câmara Municipal” destacou Armiliato.

O prefeito Saulo Souza ressaltou a importância de garantir que o PPA seja um reflexo das necessidades da população. “Um PPA participativo é de extrema importância para o município. Dessa forma temos condições de ouvir os anseios e necessidades da população, além de aumentar a eficiência das políticas públicas e gerar maior legitimidade para a gestão pública”, finalizou o prefeito.

Foto: Nivaldo Alves