Início » Memorial e bênção de veículos encerram mês de celebrações do Padre Eustáquio

Memorial e bênção de veículos encerram mês de celebrações do Padre Eustáquio

Ato foi realizado junto ao monumento do beato; durante à tarde, houve a bênção de veículos, na Praça da Bíblia, pelo Padre Reginaldo Martins

O memorial em homenagem ao Padre Eustáquio foi realizado nesta terça-feira (30/08) na rotatória Padre Eustáquio (ao lado da Praça de Eventos), que conta com uma estátua do beato, que se tornou primeiro pároco da cidade em 1935. A cerimônia faz parte da programação idealizada pela Secretaria de Turismo de Poá, em comemoração ao “Mês do Padre Eustáquio”, que também contou, neste último dia, com a bênção do Padre Reginaldo Martins aos veículos que passaram pela Praça da Bíblia, após às 15 horas.

O memorial foi realizado às 10h45, especificamente no horário da morte do beato holandês. A celebração que interditou o trecho da rotatória, contou com a presença da Secretária de Turismo, Claudia de Deus, da Secretária de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Claudete Canada, bem como do Padre Reginaldo Martins pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e alguns fiéis do município.

Além disso, a cerimônia contou com o hasteamento da bandeira nacional com a participação dos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil. Inclusive, o coordenador do órgão de Poá, José Ferreira de Souza, realizou o hasteamento, sob a direção do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Alexandre Guarnieri.

No período da tarde, às 15 horas, o padre Reginaldo Martins realizou a bênção dos veículos que passaram em frente à Praça da Bíblia, na avenida Vital Brasil, n° 90, no centro. Já a exposição “Visitando o Padre Eustáquio”, ficará aberta até às 19 horas desta terça-feira (30/08), no mesmo endereço. A mostra possui cerca de 40 peças, entre vestimentas, quadros, fotos e objetos do beato.

As comemorações do “Mês do Padre Eustáquio” tiveram início no dia 1º de agosto, com a abertura da exposição “Visitando o Padre Eustáquio”, que foi realizada durante todo o mês na sede da Secretaria de Turismo de Poá, localizada na Praça da Bíblia. A mostra é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo e a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes com o grupo “Amigos do Museu Padre Eustáquio”, que seguiu aberta até às 19 horas desta terça-feira (30/08) para visitação do público. Além da exposição, o mês foi marcado por diversas celebrações religiosas, quermesses, exibição de filme e orações.

“Foi um mês muito importante para a nossa cidade, elaboramos essa programação para podermos resgatar a história do padre Eustáquio. Acredito que temos que seguir valorizando as personalidades que fazem parte da construção da nossa cidade. Agradeço a todos que puderam prestigiar a exposição e os demais eventos. É muito gratificante promover aos poaenses celebrações como essas”, disse a responsável pela Pasta Claudia Cristina de Deus.

FOTOS: Rodrigo Nagafuti/Secom Poá